Se eu fosse professor, no primeiro dia de aulas apresentava-me aos meus alunos e pedia a cada um deles que se apresentassem. Cada um diria o seu nome e a sua idade e o que esperava aprender na escola. Dava a conhecer aos meus alunos a escola para que não se perdessem.
Mostrava-lhes o recreio, o parque onde poderiam brincar, o campo de futebol e de basquetebol. Mostrava-lhes a biblioteca para que pudessem saber onde estavam todos os livros que lhes apetecesse ler. Mostrava-lhes ainda a casa de banho.
Dava-lhes a conhecer a sala aonde iriam passar os próximos quatro anos da vida de alunos, onde iriam apreender a ler, e a escrever, ou seja a apreender a matemática, a língua portuguesa e o estudo do meio.
Como gosto muito de fazer experiências, ensinava-os também a fazer algumas e ensinava-os a trabalhar em grupo, a respeitarem-se uns aos outros e a respeitarem todos os funcionários da escola.
Ensinava-os a serem humildes, a respeitarem a sua vez de falar e sempre que precisassem de falar teriam de por o dedo no ar.
Acabava a aula um pouco mais cedo e pela hora do Almoço mostrava-lhes o refeitório aonde poderiam saborear uma bela refeição.
Sandro
Sem comentários:
Enviar um comentário