
Características físicas: As asas são grandes e arredondadas. A plumagem do adulto forma-se entre os 4 a 6 anos de idade, sendo castanha e mais escuro junto às asas. As penas do pescoço são castanhas douradas, por isso o seu nome, águia-real. São aves de grandes dimensões, mais ou menos 2,20 m de ponta a ponta das asas.
Habitat: É uma espécie que, essencialmente, faz os seus ninhos em habitats rochosos ou em árvores. Na Península Ibérica, uma grande maioria constrói os seus ninhos em zonas rochosas.
Alimentação: Alimenta-se de mamíferos, aves e répteis, sendo as principais presas, coelhos e lebres que captura no solo e em áreas abertas.
Reprodução: A águia-real realiza apenas uma postura por ano, sendo apenas de dois ovos, que incuba durante 45 dias. Este trabalho é feito pelo casal, embora seja a fêmea a que permanece mais tempo no ninho.
Estatuto de conservação: Em Portugal, a águia-real apresenta o estatuto de “em perigo”, porque sofre com a perseguição humana (envenenamento e pilhagem de ninhos) e falta de alimento.
Rafael Trindade
1 comentário:
Como sou do benfica, li «A águia-real».
Gostei muito! Escrevam mais artigos sobre animais.
Rita Homem 2ºC
Enviar um comentário