Páginas

segunda-feira, novembro 06, 2006

Os Bombeiros

Interessado pelo trabalho dos bombeiros, realizei uma visita à Corporação de Cacilhas, que é a sede.
Encontrei um bombeiro muito simpático, que me explicou várias coisas. Fiquei a saber que na Corporação estão cerca de 250 bombeiros voluntários e é o Comandante que manda neles todos.
Também existem vários tipos de veículos que são verificados periodicamente, porque do bom estado deles depende o êxito na realização das várias tarefas confiadas aos bombeiros. Chamam-se veículos de incêndio florestal aos autotanques, veículos de incêndio urbano aos que são abastecidos nas bocas de incêndio situadas nas ruas, de desencarceramento os que servem para libertarem as pessoas presas nos veículos em caso de acidente, de combate a materiais perigosos, tais como produtos químicos e gases, de apelo ao combate ou seja autotanques muito grandes para incêndios muito vastos e têm ainda equipamento de resgate e salvamento aquático. Estes veículos são apoiados com carros de logística e comunicação.
Os bombeiros prestam muitos serviços à comunidade, tais como salvar vidas e bens em caso de fogo ou inundações, transportar pessoas para o hospital ou socorrê-las no local, etc.
Estas corporações são ajudadas pelas autoridades e pelas quotas pagas pelos sócios. Para vencerem as suas dificuldades organizam bailes no quartel e fazem demonstrações em vários sítios onde pedem alguns donativos.
Eu ao fazer este trabalho percebi que os bombeiros são pessoas corajosas que põem muitas vezes a vida em risco para salvarem a nossa.

Leandro Lagarto

Sem comentários: